quinta-feira, 18 de abril de 2013

Por que as dietas da moda não dão certo?


Oi, minha gente amada. Tudo bem?
Bom, primeiro quero agradecer o carinho, as mensagens fofas que você me enviam pelo Facebook, eu fico até emocionada em ler algumas coisas. Vocês fazem muita diferença na minha vida. Eu vou dizer isso sempre, pois é a maior verdade do mundo.
Fiquei feliz também pois a página NutriMais- Saúde e Qualidade de Vida citou meu Antes e Depois...isso pra mim é uma vitória muto grande e vocês fazem parte disso, viu?


Muita gente me perguntou o que eu fiz para eliminar 19 quilos. E algumas pessoas me disseram que estão seguindo a dieta de determinado livro, dieta da sopa, da lua, enfim.
Eu não fiz nada disso, pessoal. E quero fazer uma pergunta a você que está lendo:
Você quer emagrecer para determinada ocasião ou quer manter-se magro pra sempre?
Pense bem antes de responder.
Se quer emagrecer para ir a uma festa, casamento, praia ou se quer manter um corpo sadio durante toda a vida.

As dietas da moda não dão certo. E eu posso falar isso com propriedade pois eu já tentei quase todas. Já fiz dieta da proteína, da sopa, da lua, etc etc etc.
Essas dietas prometem resultados rápidos e são restritivas. Prometem 5 kgs em uma semana e realmente você pode até perder. Mas você vai perder água e massa magra. Você vai debilitar o seu corpo e deixá-lo em estado de atenção.
Assim que a dieta acabar, a primeira coisa que você comer, dispara a balança.

Instinto de sobrevivência.
E outra, você vai continuar com a dieta da proteína, sopa, etc pro resto da vida?
Claro que não. Ninguém aguenta.

Foram 10 meses até chegar nos 63 kgs. Pra alguns é muito tempo. Só que eu fiz uma escolha. Eu quero ficar assim pra sempre. E pra ficar assim pra sempre, dieta não dá certo. Tem que mudar o estilo de vida, tem que reeducar a alimentação.
Nesse caso a máxima "o que vem fácil, vai fácil" se aplica muito bem. Efeito sanfona danifica não só o nosso corpo, mas nossa autoestima. Uma hora magros, uma hora gordos, uma hora magros, uma hora gordos. E por mais que a gente não deva ligar para a opinião alheia, ficamos taxados. E sempre que começamos uma dieta nova, ninguém acredita mais. E por fim, acabamos nós mesmo deixando de acreditar.

Então, essa é uma decisão que precisamos tomar. Se você levou uma vida inteira para adquirir hábitos horríveis, porque em um mês quer que tudo mude?
A mudança tem que ser gradativa, porém sólida.
Educar a mente, educar o paladar. Assim, poderemos ir a festas, eventos sem medo de enfiar o pé na jaca, pois estamos educados.
Um dos maiores erros de quem faz dieta é deixar de frequentar festas. Até quando você vai fazer isso? Vai passar a vida toda sem ir a nenhum evento? Vai se fechar em casa? Isso vai te fazer feliz? Claro que não..e vai chegar uma hora que você estará tão triste e vai desistir. Vai dizer a si mesmo que não vale a pena se privar das coisas boas da vida.

Eu já disse aqui, reeducação alimentar não é prisão. E reeducando nossa alimentação podemos ter uma vida normal, pois saberemos nos controlar.
Não é uma corrida de quem perde peso mais rápido. Não é a velocidade mas a constância que nos leva ao sucesso.
Sinceramente, capas de revista que estampam "Perdi 20 ks em dois meses" não me chama a menor atenção. É irreal e isso é se autoflagelar. É acabar com a própria saúde, com o próprio corpo.
Ser magro a qualquer custo beira a insanidade. E saiba: se você não se amar primeiro, ninguém vai te amar. As pessoas não respeitam pessoas magras, respeitam pessoas seguras. 

Cuide primeiro da sua saúde, não faça sacrifícios para provar nada a ninguém. Quem te ama de verdade, estará com você em todos os momentos da sua vida, eu já disse isso. Não emagreça para te amarem mais, emagreça para viver mais.

Um beijo, meus amores ! 





2 comentários:

  1. Ai ai viu, nossa sem saber que vc ia postar, conversamos sobre isso confesso que hoje realmente, não foi o meu melhor dia agora são 21:29 e continuo na mesma. Eu sei e sou siente de tudo que está acontecendo comigo nesse momento. Vou continuar SIM desistir NUNCA e quero muito o seu ouvido, para as minhas reclamações. Um bjo enorme minha amiga, minha irmã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é guerreira e não vai desistir nem que você queira porque EU não vou deixar. Não te largo até alcançar seu objetivo.
      Tem dias que nos sentimos mais tristes mesmo, é normal. Mas o resultado está vindo mesmo que não esteja percebendo agora. Fica firme. Te amo !

      Excluir