terça-feira, 16 de outubro de 2012

"Meu filho não come, doutor !"

Olá, meninas !
Quando falamos de alimentação saudável logo nos vem a mente que nós adultos é quem precisamos manter uma alimentação equilibrada todos os dias. Mas, e as crianças? É sobre a alimentação delas que vamos falar hoje.

Eu vivo um dilema pessoal há mais de 3 anos com a minha filha. Ela tem 5 anos, é linda, esperta, inteligente, obediente, tudo o que uma mãe quer de uma criança. Só tem um porém: Não come direito.
Quando era bebê, comia de tudo e mais um pouco. Eu precisava até controlar a quantidade de frutas que ela comia durante o dia, pois, se deixasse, ela comia 3 peras, uma banana, e uma maçã após o jantar.
Isso mudou quando os dentes começaram a nascer. Ela simplesmente começou a repudiar frutas, legumes e verduras e é assim até hoje.
Meu esposo e eu já tentamos todo tipo de estratégia, mas não adianta...ela sempre percebe que tem algo "diferente" na comida e larga o prato. 
Resultado: tem que tomar suplementos vitamínicos, estava com uma leve anemia há alguns meses, a imunidade baixa...ou seja, o pesadelo dos pais. 
Ontem mesmo eu a levei ao pediatra pois estava com uma feridinha na boca. Eu achava que podia ser algo que ela pegou bebendo no copo de algum coleguinha, mas não. O médico mais uma vez disse: " Mãe, isso é falta de vitaminas!" 
E o pior não foi isso. Foi ouvir do médico que a culpa é minha e do meu esposo. Que a criança é o reflexo dos pais. COMO ASSIM, GENTCHY?
Meu esposo e eu comemos mais frutas, legumes e verduras do que tudo nessa vida. Mesmo antes da reeducação alimentar sempre tive o hábito de comer essas coisas. Fiquei indignada. Saí do consultório quase chorando.

Chegando em casa, encontrei minha melhor-amiga-irmã-mãezona Andréia online e resolvi desabafar. Para minha sorte, a Déia já trabalhou com crianças e me deu algumas dicas preciosas que vou compartilhar com vocês.

- Criança nessa fase é assim mesmo. Come pouco apesar de estar em fase de crescimento. Salvo algumas exceções, a falta de apetite nesse período é comum.
- Cozinhe beterraba e use a água para fazer o arroz. O arroz ficará cor de rosa. A criança vai achar engraçado e vai comer sem perceber os nutrientes que está ingerindo.
- Faça purê de tudo. De batata, de couve flor, de abóbora. A criança ás vezes não come pois não quer mastigar os legumes. E o purê, muitas vezes ela não rejeita.
- Associe as frutas e legumes com fábulas. Exemplo: A Branca de Neve gostava de maçã, a Cinderela gostava de abóbora e laranja e a fadinha os transformou em coisas bonitas. E por aí vai.
- Como fazia quando era bebê, tente raspar a maçã, pera, mamão e tente dar de colherinha. Com isso, a memória da criança a fará lembrar de um período onde ela comia dessa maneira e era bom. 
-Coloque pedaços de frutas dentro da gelatina e leve para gelar.
- Faça bolo de banana, maçã. A criança come sem perceber e ainda pede mais....hehehe
- Evite água durante as refeições. Ela "enchem" a barriga.
-Respeite os horários e não permita bolachas e guloseimas próximo do horário das refeições. 
- Tenha calma. A criança pode perceber a sua tensão no momento da comida e "usar" isso para chamar a sua atenção ou conseguir algo que quer. 
- Não "venda" a comida. Não prometa presentes ou passeios em troca da criança comer tudo (já fiz isso e sei que é mega errado).


Além disso, eu peguei uma lista do que é necessário a criança comer todos os dias quando está em fase de crescimento. Lá vai: 

CARDÁPIO BALANCEADO PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Aproximadamente 500 ml de leite integral/dia;
2 porções de carnes ou substitutos;
2 porções de fruta, sendo uma fonte de vitamina C (abacaxi, acerola, laranja, limão, tangerina, kiwi) , além dos sucos; 
2 porções de legumes (crus e cozidos), sendo um fonte de vitamina A (cenoura, tomate, mamão, abóbora, damasco)

Outra coisa importante é não colocar muita comida no prato. A criança tende a ver tudo minimizado pois ela é pequena. Diante de um prato enorme e cheio, ela se sentirá desanimada. E mais: o estômago de uma criança nessa idade tem o tamanho aproximado de um tomate médio. É importante ter essa consciência.
E, segundo a minha amiga : " Desencana que isso passa, amiga!". 
É somente uma fase e logo logo, na puberdade ela vai comer até as paredes...kkkk.

Bom, espero ter ajudado de alguma forma mamães que, assim como eu, tem que " rebolar" pra fazer seus pequenos comerem.

Um grande beijo e até a próxima ! 

FOTO: Redação Meia Fina

Nenhum comentário:

Postar um comentário